Surgir...

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

terça-feira, dezembro 26, 2006

Amor? Paixão?...


A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e alimentar as estimulações sensoriais e psicológicas necessárias para a sua manutenção e motivação.
Amar também tem o sentido de gostar muito, sendo assim possível amar qualquer ser vivo ou objecto.

A paixão é um sentimento de ampliação patológica do amor. Na paixão, o enamorado projeta a sua personalidade no ser amado e se perde nele, como se aquele fosse um pedaço seu que foi embora. O acometido de paixão perde sua individualidade em função do fascínio que o outro exerce sobre ele. É um sentimento doloroso e patológico, porque, via de regra, o indivíduo perde a sua individualidade, a sua identidade e o seu poder de raciocínio.
Na paixão reside a ilusão de termos encontrado a nossa cara-metade reservada pelo destino. Muitos já sabem, por experiência, deste sentimento ser passageiro, mas ainda assim agregou-se o termo "amar" ou "estou amando" à este sentimento.

Interrrogo-me sobre estes dois sentimentos...

O que é o amor ? o que é a paixao? Até que ponto podemos dizer AMO-TE quando ninguém consegue descrever em palavras esse sentimento... é como uma utopia,algo k ninguém sabe bem ao certo o que é, mas mesmo assim afirmam-no... o ser humano é um eterno insatisfeito, e cada vez acredito mais nisso! Ao longo da nossa vida,vamos amando várias pessoas de diversas maneiras, com a intensidade que a situaçao nos permite e exige.
Mas quando poderemos dizer a quem está do nosso lado.. um simples Amo-te, se amar é algo tao confuso,amar não é um só sentimento e sim um conjunto de sentimentos...
Como é possivel dizer que se ama tanto alguém,e do nada ou porque conhecemos alguém mais cativante, esse amor tao forte desaparece...?
É um assunto complexo, para mim um gesto, um momento,vale mais que qualquer palavra dita... palavras nos dias que correm saem com muita facilidade e por vezes sem nenhuma importância e significado.
Que interessa dizer que amamos a pessoa com quem estamos se quando discutimos com ela dizemos as piores coisas que nos lembramos? Um momento, um sorriso, nada disso podemos retirar,algo k foi vivido por duas pessoas com a intensidade que cada uma lhe deu.. tem mais valor que "pregar" um Amo-te!
Sou crente no amor,sou uma apaixonada nata, mas custa me ver a facilidade que hoje se ama alguém num dia e no outro já não... somos precipitados... o amor não é algo assim tão simples!
Já cometi muitas vezes esse erro porque a paixão cega-nos e torna algo efemero,algo de momento em eterno e por vezes magoamos sem querer... apenas porque como estavamos apaixonados dizemos que queremos ficar para sempre, que amamos... e depois.... quando tudo passa,quando a paixão passa descobrimos que não e bem assim e fugimos pois fizemos asneiras utilizamos as palavras como se nada valessem...

Bem isto deve estar uma valente... porcaria... mas quem por acaso, ler isto nao dê muita importância... são apenas os devaneios de uma mente louca...

6 Comments:

At 26 dezembro, 2006, Anonymous Anónimo said...

Pelo contrário. Este post está simplesmente fantástico. É tal e qual aquilo que penso. Começo a gostar mesmo de ler o teu blog. Tens muito jeito para escrever. Ah e ainda não respondeste à minha pergunta...

 
At 27 dezembro, 2006, Anonymous Anónimo said...

----???Amor ou Paixão???---
Hummm,,, boa pergunta.
-Será que pode haver amor sem paixão, e paixão sem amor??
Nós procuramos muitas respostas para muitas coisas, principalmente para os sentimentos, pois são os que nos afectam realmente, os que não nos deixam dormir , que criam aquela maldita ansiedade, aquele vazio no peito, aquela vontade de voltar a ter aquilo que perdemos...
E nós perguntamos, e voltamos a perguntar ,e nada........não obtemos a tão desejada resposta....
Talvez porque o problema não seja, o facto da resposta não surgir, mas sim, de não estarmos a fazer a pergunta certa!!!

 
At 27 dezembro, 2006, Anonymous Anónimo said...

- Citação tua:
"Já dei tanta cabeçada k partillhar os meus pensamentos e sentimentos (sejam eles bons ou maus) com alguém tornasse cada vez mais dificil...até porque é muito dificil encontrarmos alguém que nos aceite como nós somos..."
-Fim de da citação.
Isto escreveste na secção dos DEVANEIOS...
Por isto vejo que ja AMASTE, que ja sentiste PAIXÃO, e que infelizmente, suprimes sentimentos,e que ja passaste por onde muitos ja passararm, e continuam apassar.
PAIXÃO, o que nos dá força para amar, para lutar, para abrir os olhos,e ver o que realmente queremos.
AMOR, o que nos faz sentir bem sem sabermos, o saber que temos alguem ao nosso lado e que com quem podemos contar, termos uma pessoa que vive o nosso dia-dia a quem partilhamos as nossas emoções.
Emfim...Amor, Paixão, é levarmos pontapés nas costas, cairmos,e levantarmos mais fortes do que éramos.
A VIDA é lixada!!!
Eu próprio ja fiz muitas perguntas, e descobri aos poucos que isto é mesmo assim, cabe-nos a nós saber aprender e lidar com a questão.
O que a minha pouca experiencia me diz é isto....esta é a minha opinião.

 
At 01 janeiro, 2007, Blogger Pedro Emanuel said...

A banalização do "Eu Amo-te"...

 
At 01 janeiro, 2007, Blogger Pedro Emanuel said...

A banalização do: "Eu Amo-te", é uma situação tão feia como dizer: eu "Odeio-te"...

 
At 01 janeiro, 2007, Blogger Pedro Emanuel said...

Lol... Ja devo ter escrito uns 50 coments, até k m apercebi k tinha de ter a tua aprovação. sou mm def

 

Enviar um comentário

<< Home